Marcado pelas faixas horizontais brancas e vermelhas, o Farol de Itapuã é um dos mais conhecidos cartões-postais de Salvador e reserva parte da história da capital baiana. Instalado na Pedra Piraboca, na Ponta de Itapuã, o monumento foi o quinto farol construído na Bahia com o objetivo de guiar as embarcações que passam pela região. Localizado na Praia de Itapuã, o local inspirou artistas como Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes e Toquinho.
Vista arérea do Farol de ItapuãCom 21 metros de altura e uma torre troncônica metálica sobre base de alvenaria, o Farol de Itapuã é um forte atrativo turístico da cidade e está localizado em uma região de águas calmas e quentes. Por não está no centro turístico da cidade ou rodeado de outros atrativos de cultura e lazer famosos, o monumento acaba recebendo menos atenção dos turistas.
Mas quem visita o local, além de garantir belas fotos ao lado do Farol, ainda pode aproveitar para tomar um banho de mar e relaxar na sombra dos guarda-sóis ao longo de toda extensão de areia da praia de Itapuã. Além das mesas, sombreiros e cadeiras, os barraqueiros ainda oferecem comidas típicas da região e bebidas geladas de todos os tipos.
Construído em 1873, o Farol de Itapuã foi originalmente pintado de roxo-terra e emitia uma luz fixa branca para facilitar a navegação de embarcações que vinham de longe. Em 1939 passou a ser pintado em faixas horizontais de cor branca e laranja e, em 1950, sua pintura foi novamente modificada para o branco e vermelho, cores que mantém até hoje.
Vista ampla do farol de itapuã e regiãoNo local de construção do Farol existia um cômodo para o quartel. Após a finalização da obra, houve um relato sobre a necessidade de uma ponte que ligasse o quartel ao Farol e que permitisse a passagem dos faroleiros, sem perigo, durante as marés cheias. Essa obra foi aprovada pelo Ministério e a ponte existe até hoje, ligando o Farol de Itapuã e a Vila Naval da Marinha.
O Farol de Itapuã continua sendo útil na orientação dos navegadores durante a noite, com um alcance de 14 milhas e emitindo uma forte luz branca a cada seis segundos. Já durante o dia, decora o mais que belo litoral baiano.
Para chegar ao Farol de Itapuã, a melhor opção é ir em um táxi ou carro de aplicativo até o local.
O Farol de Itapuã é um local público e pode ser visitado em qualquer dia e hora. No entanto, é recomendado evitar a visita após as 22h.
Melhores ofertas de hotéis próximos de Farol de Itapuã:
Descubra roteiros exclusivos para conhecer Salvador
Eu quero!O Tourb não utiliza cookies próprios, mas nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao continuar no site, você indica que aceita a nossa política de privacidade.