Solar do Unhão - MAM - Salvador - Tudo o que você precisa saber - Tourb

Solar do Unhão - MAM

Sobre Solar do Unhão - MAM

Av. Contorno, s/n - Dois de Julho, Salvador - BA Pago

Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. O local ainda possui uma exposição externa e oferece diversos eventos artístico e culturais. Quem visita o Solar do Unhão pode aproveitar um restaurante com mesas ao ar livre e apreciar um pôr do sol fantástico.

O casarão colonial a baira-mar do Solar do Unhão

Construído entre o século XVI e XVII, em alvenaria de pedra para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o solar é composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais. Após ser tombado pelo IPHAN e passar por um processo de restauração, o local foi adaptado para fins comerciais e passou a dispor de diversos ambientes, como as salas expositivas que costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior.

O conjunto do Solar do Unhão ainda possui teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto e a beira-mar exibindo peças de artistas contemporâneos como os baianos Caribé e Mário Cravo.

Já o Museu de Arte Moderna conta com um abrangente acervo de arte contemporânea reunindo milhares de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Rubem Valentim e Di Cavalcanti. Eventos artístico-culturais de diferentes linguagens, ações educativas e artísticas também fazem parte da programação do MAM-BA.

Passarela a baira-mar no Solar do Unhão

As dependências da antiga senzala foram requalificadas para oferecer um aconchegante restaurante especializado em culinária da Bahia. Além de toda a riqueza histórica, arquitetônica e artística, o espaço ainda abriga a prainha do Solar, uma das únicas de Salvador com pedras ao invés de areia, no qual é possível locar prancha e até mesmo fazer uma travessia de barco até a localidade da Gamboa de Baixo.

O Solar do Unhão fica ainda mais animado nos fins de tarde de sábado, quando acontece o JAM no MAM, um projeto que leva ao museu uma trilha sonora especial - jazz com sotaque baiano-, baseada no melhor estilo das jam sessions.

Como chegar:

Para chegar ao Solar do Unhão - MAM, a melhor opção é ir em um táxi ou carro de aplicativo até o local.

Visitação:

Horários de visitação:
Segunda-Feira: Fechado
Terça-Feira: 13:00 as 18:00
Quarta-Feira: 13:00 as 18:00
Quinta-Feira: 13:00 as 18:00
Sexta-Feira: 13:00 as 18:00
Sábado: 14:00 as 18:00
Domingo: 14:00 as 18:00

Atenção: Devido à pandemia da COVID-19 os horários de visitação podem ter sido alterados. Por favor consulte o site oficial da atração ou o site da Prefeitura de Salvador.

Solar do Unhão - MAM no mapa

Descubra roteiros exclusivos para conhecer Salvador

Eu quero!

Inscreva-se e ganhe descontos exclusivos em hotéis e vôos:

Hoteis em Salvador com desconto

Powered by Booking.com

Booking.com

Comentários sobre Solar do Unhão - MAM

Outros lugares que você vai amar:

Pelourinho

Pontos Turísticos

Mercado Modelo

Pontos Turísticos

Igreja do Bonfim

Pontos Turísticos

Farol da Barra

Pontos Turísticos

Praia do Porto da Barra

Pontos Turísticos

Dique do Tororó

Pontos Turísticos

O Tourb não utiliza cookies próprios, mas nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao continuar no site, você indica que aceita a nossa política de privacidade.