A Casa do Rio Vermelho é uma visita à intimidade de Jorge Amado e Zélia Gattai. Localizada na Rua Alagoinhas, no bairro do Rio Vermelho, o espaço de mais de dois mil metros quadrados expõe com detalhes os 40 anos vividos pelo casal nos diversos ambientes da residência. Transformada em memorial desde 2016, a estrutura original da casa foi mantida, mas os cômodos ganharam um projeto museográfico com vídeos, efeitos sonoros, fotos e exposição de objetos de uso pessoal dos antigos moradores.
Dividida por ambientes, cada canto da casa possui uma temática. Na sala de número 1 chamada de “A Bahia de Jorge Amado”, por exemplo, encontra-se peças máquina de escrever que ele usava, além de xilogravuras, ilustrações e os móveis originais. Já em outro ambiente é possível se aproximar do espírito aventureiro de Jorge Amado que, ao longo de mais de meio século, cruzou o mundo inteiro em muitas viagens e histórias.
Pelas paredes da Casa do Rio Vermelho, Jorge mandou fixar azulejos e placas de arte. No terraço estão os de Picasso, de Carybé e dos mais variados artistas estrangeiros. Na entrada do bar há uma enorme e bela placa de Chico Brennand. O passeio também ganha destaque na extensa área do jardim, onde foram depositadas as cinzas dos dois escritores, entre pés de manga, jambo, pitanga e tamarindo.
A Casa do Rio Vermelho é um passeio interessante, pois além de estar fora da lista de muitos turistas, oferece uma rica imersão cultural, literária e histórica, com grandes referências de diversos outros artistas amigos do casal, como Glauber Rocha, Pablo Neruda, Tom Jobim, Dorival Caymmi, Roman Polanski, Jack Nicholson, Sartre e Simone de Beauvoir que deixaram sua marca no local.
Na Casa do Rio Vermelho os visitantes ainda encontram uma lojinha com itens interessantes e relacionados a história do ilustre casal de escritores. A moradia mais famosa de Salvador também se transformou no título de um dos livros de Zélia Gattai “Casa do Rio Vermelho”, publicado em 2002 no qual a autora conta histórias vividas pelo casal quando residiu no imóvel.
Para chegar à Casa do Rio Vermelho, a melhor opção é ir em um táxi ou carro de aplicativo até o local.
Segunda-feira: Fechado
Terça-feira: 10:00 – 18:00
Quarta-feira: 10:00 – 18:00
Quinta-feira: 10:00 – 18:00
Sexta-feira: 10:00 – 18:00
Sábado: 10:00 – 18:00
Domingo: 10:00 – 18:00
Melhores ofertas de hotéis próximos de Casa do Rio Vermelho (Jorge Amado):
Descubra roteiros exclusivos para conhecer Salvador
Eu quero!O Tourb não utiliza cookies próprios, mas nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao continuar no site, você indica que aceita a nossa política de privacidade.