Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos às margens da Baía de Todos os Santos, o Solar do Unhão atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. O local ainda possui uma exposição externa e oferece diversos eventos artístico e culturais. Quem visita o Solar do Unhão pode aproveitar um restaurante com mesas ao ar livre e apreciar um pôr do sol fantástico.
O casarão colonial a baira-mar do Solar do UnhãoConstruído entre o século XVI e XVII, em alvenaria de pedra para ser a residência do desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, o solar é composto por casa-grande, senzala, capela, armazém e cais. Após ser tombado pelo IPHAN e passar por um processo de restauração, o local foi adaptado para fins comerciais e passou a dispor de diversos ambientes, como as salas expositivas que costumam receber obras de artistas consagrados no Brasil e no exterior.
O conjunto do Solar do Unhão ainda possui teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados. Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto e a beira-mar exibindo peças de artistas contemporâneos como os baianos Caribé e Mário Cravo.
Já o Museu de Arte Moderna conta com um abrangente acervo de arte contemporânea reunindo milhares de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Rubem Valentim e Di Cavalcanti. Eventos artístico-culturais de diferentes linguagens, ações educativas e artísticas também fazem parte da programação do MAM-BA.
Passarela a baira-mar no Solar do UnhãoAs dependências da antiga senzala foram requalificadas para oferecer um aconchegante restaurante especializado em culinária da Bahia. Além de toda a riqueza histórica, arquitetônica e artística, o espaço ainda abriga a prainha do Solar, uma das únicas de Salvador com pedras ao invés de areia, no qual é possível locar prancha e até mesmo fazer uma travessia de barco até a localidade da Gamboa de Baixo.
O Solar do Unhão fica ainda mais animado nos fins de tarde de sábado, quando acontece o JAM no MAM, um projeto que leva ao museu uma trilha sonora especial - jazz com sotaque baiano-, baseada no melhor estilo das jam sessions.
Para chegar ao Solar do Unhão - MAM, a melhor opção é ir em um táxi ou carro de aplicativo até o local.
Horários de visitação:
Segunda-Feira: Fechado
Terça-Feira: 13:00 as 18:00
Quarta-Feira: 13:00 as 18:00
Quinta-Feira: 13:00 as 18:00
Sexta-Feira: 13:00 as 18:00
Sábado: 14:00 as 18:00
Domingo: 14:00 as 18:00
Melhores ofertas de hotéis próximos de Solar do Unhão - MAM:
Descubra roteiros exclusivos para conhecer Salvador
Eu quero!O Tourb não utiliza cookies próprios, mas nosso site integra funcionalidades de terceiros que acabarão enviando cookies para seu dispositivo. Ao continuar no site, você indica que aceita a nossa política de privacidade.